13 de jun. de 2013

Mesmo sendo o diabo...


Esta semana foi lançado por um canal de TV aqui do Rio Grande do Sul a campanha 2013 - "O amor é a melhor herança. Educação para as crianças." Quem me conhece sabe que sou totalmente a favor de qualquer forma de ajuda, reflexão, apoio, auxílio, força, motivação ou seja lá o que for para a nossa Educação. Na verdade, nas eleições presidenciais em 2006 um dos candidatos que mais me chamou a atenção foi o Senador Cristovam Buarque. Lembro que ele comparado aos demais candidatos, foi o que mais falou em Educação, e sem dúvida, na minha opinião, deveria ser nosso presidente não que eu esteja fazendo campanha, longe de mim, até porque qualquer um que falar em apoio a educação com certeza teria o meu voto. Mas como não estou aqui para falar de política, nem defender essa gente de Brasília, eu apenas quis relatar essa lembrança.
Eu creio que se quisermos realmente ter um país justo, e próspero devemos investir pesado na EDUCAÇÃO. Lembro do OP (orçamento participativo) na minha antiga cidade Restinga Seca - RS, eu sempre votava nos projetos que iam de encontro com as necessidades da educação na nossa cidade. Não que saúde, segurança, transporte entre outras obrigações do governo não sejam importantes, mas é porque através da Educação que teremos mudança em todas estas áreas na nossa sociedade. Digo isso porque, com um povo informado, logo as pessoas sabem se cuidar, um povo com educação sabe exigir seus direitos e principalmente eleger pessoas que possam realmente contribuir e agregar na nossa nação. Certamente esta transformação na nossa sociedade não virá imediatamente, eu tenho certeza, o problema é fazer o povo entender que devemos o quanto antes nos preocupar com a educação e saber que os "frutos" possivelmente serão colhidos pela próxima geração ou daqui a uns 20 anos. Bem, não estou aqui para falar especificamente de educação ou política, até porque esse blog trata de assuntos relacionados a Igreja de Jesus.
Como disse no início apoio 100% qualquer um que apoia a educação, no entanto queria fazer algumas ressalvas com relação a companha lançada. Em 1 Pedro 5:8 a palavra nos diz: "Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar" nos dando uma advertência quanto ao nosso inimigo espiritual. Mais uma vez digo que esta campanha é maravilhosa, creio que devemos nos mexer para o quanto antes nos envolvermos e ajudarmos a educação, enfatizo. No entanto ela falha quando trata o diabo como um personagem folclórico e fictício, como a mula sem cabeça, bruxa, bicho papão e o boi da cara preta. Se até mesmo Jesus Cristo foi conduzido ao deserto para ser tentado pelo diabo como está em Mateus 4:1, como poderíamos crer em Jesus Cristo e não crer no diabo? Não que creiamos nas suas palavras, mas acreditamos que ele existe e que ele é real, não subestimamos o poder dele, no entanto temos fé em Deus e no seu filho Jesus Cristo que venceu a morte.
A Bíblia mesmo nos dá a receita para que possamos resistir ao diabo: "Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós" Tiago 4:7. Esta campanha poderia ser perfeita se não tratassem das coisas espirituais como meras histórias infantis. Lembro de um professor de filosofia no Ensino Médio que certa vez disse em aula: "vocês acham o criança esperança maravilhoso? Pois saibam que estes canais de TV lançam campanhas para de certa forma "limpar a sua imagem", pois todos os dias vemos assassinatos, tiros, adultério, prostituição, brigas e tudo que existe de pior no mundo na TV, e eles lançam estas campanhas para "melhorar" suas imagens diante da sociedade. Puxa, aquilo para mim fez o maior sentido, realmente por inúmeras vezes vi campanhas, com intuito de ajudar as instituições, atores, jogadores de futebol e toda a "nata" da mídia nacional envolvida e mobilizada para ajudar criancinhas pobres, viciados em crack para que eles possam "nem pensar", outros ajudam deficientes físicos.
Ora pois, não me interpretem mal, não que eu seja contra, repito mais uma vez. A bíblia diz: "Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita;" Mateus 6:3 Temos que entender que a fé sem obras é morta como diz na palavra: "Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta." Tiago 2:26 Quando pararmos de fazer alguma coisa por alguém sem jogar aos "quatro ventos" deixaremos de ser hipócritas, quando os famosos pararem de fazer um estardalhaço soltando foguetes ao ajudarem alguém, pensando mais nas suas imagens do que no próximo, quando pararmos de fazer caridade para nos sentirmos menos culpados nesta vida de pecado, então o verdadeiro amor fraterno de Jesus Cristo, aquele que se preocupou em vida com os mais necessitados, moribundos, deficientes, endemoninhados, com aqueles que a sociedade julgava ser a escória e indignos, imperfeitos e pecadores somente aí o verdadeiro amor habitará em nós. Concluo minha postagem dizendo que o Amor Cristão, um amor que não se preocupa em se vangloriar, um amor que não vive para ser feliz, mas para fazer as pessoas a sua volta feliz, esse amor que não é egoísta, sim, este é o amor de Deus que deu o seu filho para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Que possamos ter forças para correr em direção a este amor, para deixarmos Ele, o oleiro moldar nosso coração e o amor de 1 Coríntios 13:1,7 poderá, enfim, ser nossas mãos.

Augusto Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário