30 de abr. de 2014

Mais um pouco do produto.

Há algum tempo queria falar sobre esse assunto xarope!
Eu, definitivamente reconheço o talento e musicalidade de artistas como Thalles Roberto, Fernandinho e André Valadão entre outros tantos que levam o nome de Jesus mundo a fora com suas músicas.
Certamente por serem famosos e terem grana, automaticamente entram em evidência, também por serem homens falhos (como todos nós) também cometem suas "gafes", mas existem muitos pontos que até podemos tolerar em seus ministérios, nem ligo muito no que diz respeito as atitudes, cachês etc.
Minha indignação passa não somente pelas vezes em que eles omitem o nome de Jesus quando ganham suas oportunidades em cadeia nacional, mas no que diz respeito a propaganda na qual investem pesado para nos convencer de que estamos consumindo um bom e abençoado ministério.

O que eu não concordo com eles e em alguns artistas gospel atualmente, é essa estratégia marqueteira de usar símbolos da fé cristã e se apropriar deles associando às suas imagens e ministérios. Como André Valadão que usa o escudo da fé provavelmente inspirado em Efésios 6:16 "Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno" , também Thalles Roberto usa a trindade como "marca".

Mas estes artistas não parecem se importar muito com isso, como se qualquer outro músico cristão não pudesse mais usar a trindade, a chuva ou o escudo da fé, pois estariam "plagiando" eles.
Se isso acontecesse facilmente ouviríamos críticas de irmãos desatentos dizendo:  
"ah! tá imitando o Thalles, tá imitando o Fernandinho, tá imitando o André Valadão"

Devemos entender que estes símbolos são universais e pertencem a todos os cristãos que acreditam na trindade, na chuva fora de tempo que representa a presença de Deus e seu Espírito Santo e na Fé como escudo, tão necessária quanto todas as demais partes da armadura a qual o Apóstolo Paulo diz que devemos nos revestir.

Eu acredito que os marqueteiros deles não poderiam usar a Cruz como logomarca, pois a Cruz é muito "manjada" e não faria muito sentido em se tratando de um símbolo tão universal, talvez também não usassem a espada, pois não é tão "simpática" quanto um escudo, nem tão acolhedor quanto a trindade ou se quer esperançosa como a chuva. No entanto destes todos que citei, certamente se existe algum símbolo indispensável para se usar e que todos os cristãos deveriam querer se apropriar, este símbolo é a CRUZ.

Pois, não a cruz por si só, mas o que ela representa para nós cristãos, sua mensagem e simbologia que vão muito além do que qualquer outro símbolo encontrado na bíblia, ela representa a salvação em Cristo e a mudança de comportamento e consequentemente de vida proposta por Jesus.

A criatividade vai longe na associação das imagens com os demais temas que adotam destoando completamente Chuva do seu sentido real, Escudo da fé e trindade, pois esses artistas não falam somente disso, no entanto na cabeça de muitos despreocupados isso parece fazer sentido, pois afirmam que "tudo fecha no final" e assim constroem uma "salada de fruta" teológica na cabeça dos irmãozinhos.
Certamente a busca na bíblia por elementos gráficos para usar nos CD´s me parece tão rasa quanto a teologia nas letras destes cantores.

Creio que devemos lembrar o que disse Paulo I Ts 5.21 "Examinai tudo. Retende o bem".

Que possamos entender que a igreja de Deus é universal e Ele é onipresente portanto não está em um homem ou ministério seja ele qual for.
Vale a observação, vamos ficar atentos e vigilantes pela boa música com sonoridade boa e boa letra, canções inspiradas por Deus independente de gênero, que é, o que realmente importa quando se fala de música.

Augusto Marques
Examinai tudo. Retende o bem.

1 Tessalonicenses 5:21
Examinai tudo. Retende o bem.

1 Tessalonicenses 5:21
Examinai tudo. Retende o bem.

1 Tessalonicenses 5:21
Examinai tudo. Retende o bem.

1 Tessalonicenses 5:21

Nenhum comentário:

Postar um comentário