9 de fev. de 2014

O fracasso da Escola Bíblica Dominical



Embora este título seja um tanto “forte demais” para os conservadores, eu entendo também que muitos membros das igrejas ou não querem enxergar a verdade ou não querem dar o braço a torcer. Hehehe a mesma coisa! 
Mas também propositalmente o título é bem-vindo afim de chamar a atenção para um departamento que nas igrejas não faz muito sucesso.


Uma grande verdade é que hoje temos ótimos recursos empregados na EBD e consequentemente estamos muito distantes das aulas ministradas há 5 ou 10 anos atrás. Hoje podemos nos dar o luxo de usar Datashow, dinâmicas de grupo, vídeos e ela está mais aberta a discussões e interação por parte dos participantes.


Mas então o que há de errado em nossas escolas bíblicas dominicais?


Eu tenho o privilégio de ministrar a EBD na minha igreja na classe de jovens e infelizmente não temos uma assiduidade muito grande por parte dos mancebos... mas essa realidade também contemplamos na classe dos adultos onde também não somos um sucesso no quesito frequência. É triste, mas é nossa realidade, damos graças a Deus quando 10 jovens vão na EBD, sendo que quando temos congressos e campanhas a igreja lota.

Vou tentar discorrer sobre o que vejo, principalmente na classe dos jovens. Para isso temos que entender que hoje em dia a galera não curte ler, isso mesmo, LER. E para o cristão não gostar de ler é realmente um problema tendo em vista que tudo o que o cristão pode saber sobre Deus, Jesus e o Espírito Santo está expressado na bíblia, inspirada por Deus e escrita por homens.


Certa vez quando ministrei na A.D. Bom Fim no culto de jovens, falei sobre o quanto de jovens que vemos hoje em dia que trilham o caminho inverso ao que naturalmente seria correto para um cristão. Começar por conhecer da palavra de Deus e depois ir para a música, não é à toa que hoje temos muitos jovens bons no manuseio dos seus instrumentos e amadores no quesito Bíblia.


Vamos ver esta pesquisa da IPL (Instituto Pró Livro).
Pesquisa da IPL


As desculpas apresentadas são perfeitamente estendidas para toda a Crentolandia, uma vez que muitos jovens alegam “não terem paciência” mas isso significa a mesma coisa que dizer “tenho preguiça”, pois muitos destes que levantam esta desculpa acham paciência para assistir filmes, novelas e ficar no facebook. Nada contra, pois sou jovem e faço tudo isso, apenas não concordo com o uso deste motivo como “bengala” para não ler.


Dizer que “Lê muito devagar” eu acredito que não sirva como desculpa também, uma vez que para quem lê a bíblia ler pausadamente respeitando vírgulas e pontuação é fundamental para entendermos o contexto. A linguagem rebuscada também não é desculpa hoje em dia, uma vez que existem inúmeras traduções que facilitam a leitura.


Problema de visão ou limitação física, desde o braile até audiobooks hoje em dia temos muitas formas diferentes de termos acesso à leitura. Mas, se pessoas com todas as facilidades já criam problemas para não ler, imagine pra quem realmente tem dificuldades? 


A Falta de Concentração foi usada como desculpa, no entanto eu acredito que pode ser perfeitamente vencida, pois é uma questão de prática, o negócio é começar a ler a bíblia o quanto antes e assim tornar algo constante em nossa vida.



Não consta na pesquisa, mas alguns irmãos já mencionaram que não vão na EBD porque já frequentaram a escola bíblica por muitos anos, outros porque é domingo pela manhã, teve aqueles que tiveram a desculpa de que acordam cedo a semana inteira e só tem o domingo para dormir até mais tarde. Mas definitivamente a troca de horário ou até mesmo do dia da EBD não seria a solução, uma vez que a conscientização e a motivação tem que partir da pessoa. Para todos eles nossas orações, uma vez que somente a chama do Espírito Santo de Deus pode reacender nestes irmãos a consciência e o desejo de voltar a aprender de Deus.

O jovem cristão definitivamente não gosta de ler e estudar a palavra, e alguns fatores socioculturais e escolares têm responsabilidade sobre esses resultados, pois desde a falta de exemplo dentro do lar, onde os pais não leem, até a precariedade da nossa educação, passando pela falta de apoio e conscientização das nossas lideranças dentro das igrejas que negligenciam o estudo da palavra de Deus e não comparecem nas aulas, até mesmo o corpo de obreiros da igreja que pouco frequenta os cultos de ensino. Saber que 75% dos brasileiros nunca pisaram em um biblioteca assusta, mas se fizéssemos uma pesquisa para saber quantos irmãos não vão na EBD estaríamos muito distante deste número?


A grande pergunta a ser feita agora é: o que pode ser feito a curto prazo para mudar esse quadro e fazermos do culto de EBD um dos mais importantes da igreja?


Posso tentar responder! Poderíamos começar pela valorização da leitura bíblica em casa e o hábito de acordar pelo domingo de manhã, pois vencer a preguiça é vencer a si próprio. Alguns meios de comunicação que são bênção podem ser tornar vilões, tais como a televisão e a Internet na vida contemporânea, pois somos muito imediatistas e não queremos passar pelo processo de aprendizagem e ensino, queremos logo saber tudo e dominar o tema. Até por isso hoje em dia temos muitos jovens que sabem de tudo um pouco, mas superficialmente de tudo que sabem. Hoje em dia (ao menos na minha igreja) nem o preço do livro/revista é um problema, pois a igreja dá a revista no caso de você não ter como comprar.

Claro que para consumir literatura existe um preço e hoje em dia não é muito barato comprar livros, uma ideia seria criarmos “sebos” em nossas igrejas, seria legal termos um local até mesmo uma estante onde as pessoas poderiam doar livros e locar gratuitamente.


Para finalizar, eu creio que é imprescindível a convocação em todos os cultos do comparecimento da igreja nas nossas escolas. Eu vou mais adiante dizendo que na verdade deveria ser obrigatório o comparecimento dos membros da igreja na EBD a ponto de até mesmo com acúmulo de faltas sair das escalas. 


 
Para não ficar somente nas minhas palavras vale meditar em um versículo muito importante para nossa vida espiritual: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. 2Timóteo 2:15



Que Deus possa abençoar nossas EBDs e aqueles irmãos que passam a semana se preparando, trazendo PPT entre outros materiais para agregar no ensino e ao contrário de muitos crentolóides por aí a fora não tem a cara de pau de cobrar da igreja.


E aeee! Vamos na Escola Bíblica Dominical?

Augusto Marques

Um comentário:

  1. Meu irmão! Seu texto é correto, e dentro da palavra de Deus. Mas Jesus nos cobra que excedamos os escribas e fariseus em muito, afinal plantaram legalidade e obrigatoriedade e o que colheram senão a intensa oposição do salvador? Permita-me fazer uma consideração baseada na exposição do caminho superior descrito por Paulo, que você conhece: o amor. Se formos os mais aplicados na EBD, e não faltássemos nenhum domingo, e lêssemos todas as lições, do que nos bastaria, sem amor? Se estamos lidando com bebês espirituais que mal conseguem alimentar-se sozinhos (eu me incluo), como obriga-los a serem astutos manejadores da palavra? Não falta paciência com o fraco na fé? Estou aqui para talvez elucidar que alguns até mesmo amam a palavra de Deus, mas simplesmente não se identificam com esse SETOR da igreja institucional. Por favor, estou aberto a sua palavra, afinal, sou um jovem de 24 anos, mas nunca consegui ser ativo na EBD, pela a insensatez da minha idade eu estou errado, mas considere esse ponto por mim, meu irmão! Um grande abraço!

    ResponderExcluir