24 de jul. de 2014

O Cristão que Gandhi não viu

Vamos dizer que é perturbadora, sim, talvez esta seja a melhor forma de descrevermos a frase de Mahatma Gandhi.

Não conheço ninguém que tenha feito mais para a humanidade do que Jesus. De fato, não há nada de errado no cristianismo. O problema são vocês, cristãos. Vocês nem começaram a viver segundo os seus próprios ensinamentos.
Mahatma Gandhi

Conta a história que ele sempre leu e estudou a bíblia e que gostava muito do sermão do monte de Jesus Cristo. 
Certa vez ainda na época do apartheid Gandhi foi a um culto quando morava na África do Sul, neste tempo Gandhi era advogado. Chegando na entrada da igreja ele foi barrado pelo porteiro, um homem branco que questionou:
Onde você pensa que vai kaffir?
Gandhi disse: Eu vou assistir o culto.
Mas o porteiro retrucou: Não existe lugar para kaffirs nesta igreja. Saia daqui ou eu chamarei meus assistentes para atirá-lo escada a baixo.

Certamente sua sede por ver refletido nos cristãos a atitude de Jesus Cristo, fez com que a frustração o deixasse desesperançoso em um cristianismo amarrado e envolto na religiosidade.
Nada muito diferente dos dias de hoje quando ainda podemos presenciar alguns “irmãos” e “irmãs” que insistem em condenar atitudes, como se pudessem poupar Deus do seu trabalho de justiça.

Eu lembro daquele versículo que diz: “Rogo-vos, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amorEfésios 4:1-2

Suportando aqui não quer dizer tolerando, mas sim dando suporte, ajudando, entendendo e aconselhando aqueles mais fracos na fé. Ao contrário do que muitos pensam não somos nós quem cortamos os galhos secos, esse trabalho é de Deus.
Infelizmente para muitas pessoas assim como Gandhi não é dito que na igreja não existem pessoas perfeitas, mas sim pessoas que reconhecem suas imperfeições e buscam na Graça de Deus refúgio para suas dificuldades, não que isso sejam desculpas para nossos erros, mas sim a redenção pela fé de que seremos melhores.
A nós Cristãos cabe termos em mente a vontade de Deus para que todos se salvem, isso é o que realmente importa, servir a Deus e aos irmãos com alegria, considerando eles superiores a mim sempre.
Certamente esse é o mundo ideal, este é o script a ser seguido na cartilha, mas embora a realidade nos diga que estamos distantes disso, ainda assim hoje em dia podemos presenciar o trigo no meio do joio e acreditar que é possível ser o Cristão que Gandhi não viu.

Augusto Marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário